Criando um blog
Eu nunca me dei muito bem com redes de fotos/vídeos. Sou low-profile no Instagram, nunca consegui ter canal no YouTube por vergonha da minha voz e dicção e TikTok nem se fala. Infelizmente, essas redes são as mais populares, principalmente entre os mais jovens, como é o meu caso. A rede que eu mais me dei bem foi o Twitter, justamente por ser uma rede de texto. Na época da pandemia, fiquei viciado nessa rede e cheguei até a mais de 8000 tweets. Eu sei que não é muito comparado a outras pessoas, mas foi um marco do meu vício.
Até que o Twitter foi comprado pelo Elon Musk, a rede virou um antro nazista, e, finalmente, foi banida do Brasil por algumas semanas (ou meses, já não lembro). Foi assim que eu migrei para o BlueSky, a rede que eu mais uso e gosto atualmente. Foi muito legal encontrar pessoas novas e ter essa sensação de acolhimento em um lugar da internet e até cheguei a reencontrar algumas outras. É um lugar bem mais saudável que o antigo Twitter, e a migração dos brasileiros para lá provavelmente foi um dos melhores acontecimentos da internet recentes. No Twitter, minha conta era trancada e por isso eu não tinha muito a experiência de interagir com mutuals e encontrar pessoas com interesses em comuns, mas, no BlueSky, isso tem sido uma sensação confortável.
Minha preferência por rede de textos se dá muito por eu gostar de compartilhar as coisas que eu gosto sem o preconceito de uma foto, vídeo ou áudio. Também um pouco minha timidez. Além disso, as redes de vídeo estão cada vez mais seguindo o padrão TikTok de hiperestímulos por toda parte, e acho que já estamos todos cansados disso.
E qual minha motivação para criar esse blog? Bem, é um pouco o fato de eu me adaptar bem a redes de textos, de eu gostar de compartilhar as coisas que eu gosto e também um pouco um sonho de infância. Quando eu era criança, em vez de ter um canal de Minecraft, eu cheguei a ter um blog de Minecraft, em blogspot aliás, e eu me divertia muito. Espero que eu possa trazer um pouco do que eu goste por aqui também. Talvez uns textos sobre cinema, linguística, videogames, programação ou o que vier mais na minha cabeça.
Tecnologia por trás do blog
Para não ser só um texto de boas vindas, vou explicar algumas das tecnologias utilizadas para a criação desse blog. A principal tecnologia responsável por esse blog é o Hugo, um gerador de sites estáticos.

Sites são feitos com três componentes: HTML, CSS e Javascript. HTML é uma linguagem de marcação para escrever documentos, como documentos em PDF mesmo. A internet, originalmente, era feita apenas para exibir documentos. O CSS é uma linguagem que permite customizar elementos gráficos como cores de fundo, bordas etc. Já o Javascript é uma linguagem de programação que possibilita a modificação do HTML dinamicamente, o que permite que, por exemplo, aplicativos sejam feitos utilizando HTML e CSS.
Um site estático é um site clássico, basicamente uma página HTML simples, que é enviada diretamente do servidor para o browser e não é modificada dinamicamente. Esse tipo de site é bem incomum hoje em dia, já que a grande maioria dos sites são feitos utilizando alguma framework, como ReactJS. O motivo para eu utilizar o Hugo é que ele gera sites simples, apenas com HTML e CSS.
A principal vantagem de utilizar o Hugo é que, no lugar de escrever HTML e CSS puro, eu posso escrever em Markdown, que é uma linguagem de marcação muito mais próxima de como pessoas escrevem naturalmente. Por exemplo, para escrever um parágrafo com um texto destacado em negrito em HTML, a sintaxe seria:
<p> Texto em <b> destaque </b>. </p>
<p> Outro parágrafo. </p>
Já em Markdown, a sintaxe seria:
Texto em **destaque**.
Outro parágrafo.
O trabalho do Hugo é pegar o texto em Markdown e converter para uma página com HTML e CSS. Ele também permite que sejam utilizados temas, como o tema que eu estou utilizando agora, além de permitir o uso de tags, categorias etc. Com isso, posso criar um blog leve facilmente.
Outra grande vantagem é poder editar o blog através do meu editor de texto padrão, o neovim. Depois posso escrever um texto falando sobre ele por aqui, mas ele tem vários atalhos e permite uma navegação pelo texto de forma rápida e sem deslocar a mão do teclado para o mouse e vice-versa.
Bem, finalizando aqui, espero que tenham gostado do primeiro post do meu blog :D. Como disse anteriormente, pretendo trazer vários assuntos do meu interesse, quero que o blog seja bem variado. Então, até a próxima.
Última modificação em 2025-08-18